Hipericão do Gerês

chá_hipericao_geres

Chá Hipericão-do-gerês ou Hypericum androsaemum

Descrição: O Hipericão-do-Gerês (Hypericum androsaemum), também conhecido como androsemo, erva-da-pedra ou erva-do-Gerês é uma planta da família Clusiaceae. Muito comum na região do Gerês, cresce espontaneamente em locais húmidos e com pouca luminosidade, perto de regatos. Pode atingir facilmente  1 metro de altura e 80 cm de diâmetro. Os ramos são folhosos e as folhas são simples.

Propriedades: Sépticas, antioxidantes, colagogas (facilita a secreção de bílis para o tubo digestivo, esvaziando a vesícula biliar) e diuréticas.

Colheita: Floresce nos meses quentes (Junho a Setembro), com flores de cor amarelo vivo que, gradualmente, desenvolvem um fruto redondo de variadas cores. As sementes colhem-se em Setembro, podendo ser cultivada em vasos. A colheita faz-se na planta próxima do solo, deixando a possibilidade de nova rebentação. O chá ou infusão é feito com as flores e as folhas. Muitas vezes é confundida com outra espécie, o Hypericum perforatum, planta distinta, utilizada como terapia ansiolítica, por isso é necessário cuidado na seleção e colheita. Muito utilizada em doenças do fígado, cólicas renais e cistites (infecções vesicais), por ser um excelente diurético. Também se usa externamente, como emplastro medicinal, em queimaduras e contusões.

Contra Indicações: Não são conhecidas quaisquer contra-indicações ou efeitos secundários.

Onde encontrar: Pelo facto de existir bastante quantidade desta planta medicinal nas redondezas das nossas instalações, pode dedicar-se à sua colheita enquanto passeia pelos campos e riachos circundantes ou pelos caminhos pedestres circundantes. No mosteiro de São Bento, ou mesmo nas bermas das estradas nacionais, facilmente encontrará vendedores de rua com sacos para venda, sendo o preço aproximado de 2.50€/ 50 gramas.

Modo de emprego: Coloque 1L de água a ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogão e adicione 4 colheres de sopa da planta. Deixe em infusão 5 a 10 minutos, coe e beba 2 a 3 vezes ao dia, fora das refeições, frio ou morno, ao seu gosto.

Outras utilizações: A aromaterapia também recorre ao óleo de Hipericão-do-gerês macerado, de perfume suave, sobretudo para massagens, pelos compostos fenólicos com ácidos fenólicos, flavonóides (antioxidante) e vestígios de óleo essencial.

© 2016 - All Rights Reserved | Desenvolvido por J.Brandão